quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Resultados das modificações no atendimento de pedido de certidão no 1RIMC - Incentivo ao uso da CRI-MG

Desde o dia 30/07/2020, devido ao aumento do número de casos de COVID-19 em Montes Claros, para evitar deslocamentos necessários e dar mais agilidade ao serviço de emissão de certidões, modificamos a forma de atendimento de pedido de busca e certidão no 1RIMC.
Agora, no atendimento via WhatsApp, são dadas todas as orientações e apoio para que cada usuário possa fazer o pedido de sua certidão via CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/#topo), cujo uso, atualmente, não implica o pagamento de taxas adicionais, exceto as decorrentes do pagamento por cartão ou boleto.
A certidão emitida eletronicamente possui a mesma validade da impressa, tem a vantagem de ser emitida mais rápido (até 2 horas de horário de expediente, se certidão de inteiro teor de matrícula de livro não manuscrito) e ainda permite que seja solicitada, paga e baixada sem sair de casa.
A CRI-MG, que é mantida pelo Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais - CORI-MG, é um importante instrumento para efetivar o acesso aos serviços de registro de imóveis nesse momento tão complexo de pandemia do Sars-Cov-2.
Agradecemos a cada um pelo empenho em superar desafios e aprender a utilizar a CRI-MG. Sabemos que é difícil dar o passo inicial, enfrentar as barreiras de utilizar o computador, aprender a utilizar a plataforma, fazer o cadastro, efetuar e pagar o primeiro pedido. Contudo, é um aprendizado válido para preservar a saúde de todos.
Sempre é uma satisfação recebê-los na sede do 1RIMC. Contudo, até ser mais seguro, faça seus pedidos de certidão via CRI-MG!

Para que possam visualizar os resultados obtidos com o esforço conjunto da equipe do 1RIMC e de cada usuário de serviço registral, os dados mostram uma redução de mais de 78% do atendimento presencial de pedidos de certidão nos primeiros 11 dias do mês de agosto, com o aumento da utilização da CRI-MG (pedidos feitos em casa, sem deslocamento e exposição).



A CRI-MG disponibiliza os seguintes serviços:

  1. Pesquisa eletrônica de bens e direitos: Esta ferramenta possibilita a pesquisa da ocorrência de determinado CPF ou CNPJ na base de dados da CRI-MG, conforme informações disponibilizadas pelos cartórios.
  2. Matrícula online: Este módulo possibilita ao usuário o acesso à visualização do inteiro teor das matrículas e/ou registros auxiliares informados pelos cartórios ao banco de dados da central. Neste caso, o arquivo disponibilizado não possui assinatura, selo nem validade jurídica.
  3. Certidão Eletrônica: Este módulo permite que o usuário solicite certidões eletrônicas ou físicas, que serão emitidas pelos cartórios de registro de imóveis de Minas Gerais. Alguns dos tipos disponíveis são: Certidão de matrícula inteiro teor, certidão de propriedade, certidão de ônus e ações, dentre outras.
  4. Protocolo Eletrônico: O e-protocolo é o módulo que permite ao usuário solicitar que seja feito registro e/ou averbação nos cartórios de imóveis de Minas Gerais através da internet. Como exemplo, pode ser solicitado o registro/averbação de escrituras, contratos, promessas de compra e venda, termos de penhora, dentre outros.
  5. RCDE: O RCDE é um repositório confiável para arquivo e consulta de documentos eletrônicos. Através dele, é possível disponibilizar de forma permanente procurações, substabelecimentos e atos constitutivos, dispensando o reenvio de tais arquivos aos cartórios.
  6. Monitor Registral: O módulo Monitor Registral consiste em um serviço de suporte eletrônico que mantém o interessado permanentemente atualizado sobre ocorrências de registros e averbações relacionados à determinada matrícula.


sexta-feira, 5 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


A ONU reconhece as boas práticas do 1RIMC


No dia 12 de junho de 2019, o 1RIMC recebeu certificado emitido pela ONU, por participar do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, e agora é reconhecido por ser uma liderança do Dia Mundial do Meio Ambiente. Recebemos essa certificação, em virtude da iniciativa de distribuir sementes de Moringa, para os usuários dos serviços da serventia.


O foco dessa distribuição foi contribuir com o fornecimento das sementes de Moringa, e dessa maneira incentivar os cidadãos a plantar árvores e despertar o interesse em cuidar do Meio Ambiente, sobretudo nos cuidados para evitar a poluição do ar.


A semente da moringa foi a escolhida, tendo em vista o grande potencial dessa árvore, que é conhecida como “árvore da vida” e que, dentre muitos benefícios, está o auxílio na limpeza da água, para que se torne potável.


E você? Quer transformar o seu ambiente em um lugar com mais qualidade de vida?
Seja você mesmo parte dessa transformação: Plante uma árvore!
As sementes estão disponíveis na recepção do 1RIMC e quem quiser, pode pegar um pacotinho com uma de nossas colaboradoras.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Durante a pandemia conheça as belezas do Brasil sem sair de casa

Parques nacionais fechados. Quarentena. Isolamento social. O atual momento exige de todos paciência e reclusão para evitar a maior disseminação do novo coronavírus pelo Brasil. Mas virtualmente, ainda é possível apreciar, passear e se impressionar com as belezas e histórias dos parques brasileiros. Uma das opções é conhecer os parques e reservas ecológicas do Brasil, gratuitamente online, através de vídeos disponibilizados na internet.
E, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, e manter ativo a vontade de proteger e cuidar da biodiversidade brasileira, o 1RIMC convida todos os leitores a conhecerem o Parque Nacional da Serra da Canastra, através de um documentário disponível no site da TV BRASIL.
O documentário que abriu a série Parques do Brasil, apresenta o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das principais áreas de conservação do cerrado mineiro, revelando a história da criação da unidade e sua relação com o Rio São Francisco.
                                                Assista o vídeo disponível em
                                         e embarque com a gente nessa viagem.

Mais uma dica legal é um passeio online pelo Google StreetView
Outra opção de estar em contato, ainda que virtual, e conhecer as áreas protegidas é através da ferramenta de fotos 360° do Google StreetView. A plataforma, em parceria com o ICMBio, disponibiliza várias fotos panorâmicas que permitem uma visitação online de atrativos em parques como o parque Nacional do Pantanal mato-grossense (MT), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e até mesmo o Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA). 
Os parques nacionais estão com a visitação suspensa por tempo indeterminado desde o dia 17 de março, para evitar aglomerações que podem agravar a transmissão do novo coronavírus.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Utilização da CRI-MG

Prezados usuários,
A Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais - CRI-MG, acessível pelo site https://www.crimg.com.br/#/, é um meio simples, seguro, eficaz e rápido de fazer buscas, visualizar matrículas on-line, formalizar pedidos de certidão e e-Protocolos.
As instruções sobre o uso podem ser obtidas nos tutoriais abaixo:

  1. Como fazer o cadastro na CRI-MG
  2. Como fazer Pedido de Certidão
  3. Como fazer e-Protocolo
  4. Como visualizar Matrículas on-line
  5. Como fazer Pesquisa Eletrônica
  6. Visualizador de arquivos P7S (arquivos de certidões eletrônicas)
Conforme já esclarecido, durante o período de pandemia, faça os pedidos de certidão e e-Protocolos via CRI-MG. 
As certidões de inteiro teor de Matrículas são emitidas em até 2 horas. 
Os e-Protocolos, umas vez recebidos, estão sendo analisados em até 3 (três) dias úteis. Pode enviar a digitalização simples em arquivo PDF do título e dos documentos. Para tanto, dá para usar aplicativos como o CamScanner no celular. Após a qualificação registral, vamos te ajudar a resolver a situação, seja pela assinatura eletrônica dos documentos ou pelo agendamento da entrega presencial do Título no cartório.

Em caso de dúvidas sobre o uso da CRI-MG, entrar em contato pelo telefone: 31 4007-2338 ou pelo chat no site https://www.crimg.com.br/#/. O horário de Atendimento é de segundas a sextas-feiras, de 09:00 às 18:00.
Se precisar, também conte com o 1RIMC! Seu contato pode ser feito pelo nosso site https://1rimc.com.br/, pelo telefone ou whatsapp 38 98813-3987 ou whatsapp 38 98807-3987 ou pelo e-mail atendimento@1rimc.com.br.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Atendimento no 1RIMC em tempos de COVID-19 - ORIENTAÇÕES DE ATENDIMENTO

Prezados usuários,
Aqui é Rosiane, Oficial do 1RIMC.
Sem dúvida, estamos enfrentando o grande desafio das gerações nascidas no pós 2ª Guerra Mundial e, dessa vez, temos um agente invisível.
É preciso que cada um cuide de si e cuide do próximo! 
Nessa atuação conjunta e conforme a legislação, o atendimento do 1RIMC está sendo realizado do seguinte modo (Portaria n.º 955/PRTJMG/2020 e Provimentos  CNJ n.ºs 94/2020 e 95/2020):
  1. ATENDIMENTO À DISTÂNCIA: Todo o atendimento será realizado, preferencialmente, à distância; para isso, é preciso:
    1. Protocolizar títulos novos via CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/) (pode enviar a digitalização simples em arquivo PDF do título e dos documentos; para tanto, dá para usar aplicativos como o CamScanner no celular; após a qualificação registral, vamos te ajudar a resolver);
    2. Fazer pedidos de certidão via CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/);
    3. Solicitar explicações de Notas Devolutivas pelo whatsapp (38) 98807-3987;
    4. Esclarecer dúvidas gerais e realizar agendamentos pelo telefone e whatsapp (38) 98813-3987 ou pelo e-mail atendimento@1rimc.com.br;
    5. Se precisar falar comigo, utilizar o whatsapp (38) 98841-0058 ou o e-mail registradora@1rimc.com.br;
  2. ATENDIMENTO PRESENCIAL: Excepcional e somente será realizado mediante PRÉVIO AGENDAMENTO para:
    1. RETIRADA de pedidos de busca e certidão já feitos;
    2. RETIRADA de títulos já registrados;
    3. ENTREGA / REENTRADA de documentos de protocolos em andamento, inclusive recebidos via CRI-MG, quando indicado na Nota Devolutiva.
  3. INSTRUÇÕES PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL:
    1. Se você é IDOSO ou pessoa de grupo de risco, NÃO COMPAREÇA AO CARTÓRIOpeça outra pessoa para ir ao cartório por você ou avise-nos que também vamos te ajudar a encontrar uma solução para o caso, sem que você se exponha a risco;
    2. Se você estiver com qualquer sintoma de gripe, NÃO COMPAREÇA AO CARTÓRIO; peça outra pessoa para ir ao cartório por você ou avise-nos que também vamos te ajudar a encontrar uma solução para o caso, sem que você se exponha a risco;
    3. Faça o agendamento de seu atendimento pelo endereço https://1rimc.com.br/agendamento/, chegue apenas na hora marcada e leve sua caneta para caso precise escrever (não estamos compartilhando objetos);
    4. Na espera ou durante o atendimento, atenda as seguintes regras:
      1. Durante a espera, mantenha distância de pelo menos 2,00 metros de outras pessoas; há marcações de fitas amarelas na calçada; 
      2. No atendimento, mantenha a distância também e aproxime-se apenas para receber ou entregar documentos;
      3. Leve sua própria caneta;
      4. Não apoie bolsas e capacetes sobre a mesa de atendimento;
      5. Não toque o rosto;
      6. Higienize suas mãos com álcool em gel ao final do atendimento.
    5. Em todas as situações, observem as seguintes recomendações do Ministério da Saúde:


Para saber mais sobre o COVID-19, acesse o site https://coronavirus.saude.gov.br/.
Conte conosco! O 1RIMC, mais do que nunca, está com você!

NOVIDADES! Semana Comemorativa de Outorga de Delegação do 1RIMC - 2024: Reforma do atendimento e nova identidade visual do 1RIMC

Prezados,  Como parte dos eventos da Semana Comemorativa de 11 (onze) anos de Outorga de Delegação do 1RIMC - 2024, realizada de 22 a 26/01/...