terça-feira, 14 de setembro de 2021

Tecnologia em Cartórios


Desafios Tecnológicos no 1RIMC

O Ofício do 1º Registro de imóveis de Montes Claros-MG foi instalado em 8 de junho de 1871  é o cartório responsável por registrar as transações imobiliárias de parte da cidade de Montes Claros-MG. Com mais de 150 anos, possui um extenso acervo de registro de operações imobiliárias, que engloba desde registros em livros manuscritos, passando por folhas datilografadas até as fichas de matrículas impressas.

O processo de informatização do cartório envolveu uma série de desafios do ponto de vista tecnológico. O primeiro deles consistiu em converter todo esse acervo de dados em linguagem natural para dados estruturados. O segundo desafio se refere à construção de uma infraestrutura de TI de alta disponibilidade, sem interrupções de serviço durante o horário de atendimento. O terceiro desafio veio da necessidade de manter o cartório em funcionamento com parte considerável da equipe trabalhando remotamente.

Quanto ao primeiro desafio, que envolve um trabalho manual realmente considerável, consiste na digitação de livros manuscritos (um volume de centenas de milhares de operações imobiliárias referentes a mais de 25 mil imóveis) e ao cadastro dos dados estruturados das transações em sistema. Com esse volume de imóveis, se torna muito difícil conferir se os dados foram cadastrados corretamente. É aqui que as técnicas de processamento de linguagem natural nos permitem automatizar parte do trabalho. Usamos ferramentas de machine learning para identificar os dados da matrícula no texto escrito e conferir com o dado cadastrado no sistema por operadores humanos de forma a validar e aferir a qualidade do cadastro.

Quanto ao segundo desafio, sempre tivemos muitos problemas com a infraestrutura de servidor local, que causavam indisponibilidade de sistema. Problemas esses das mais diversas origens, como interrupção no fornecimento de energia elétrica por período superior à autonomia dos no-breaks, falhas de hardware, problemas com a configuração da rede local, etc. Estas dificuldades e desafios nos motivaram a buscar uma estratégia diferente, que consistiu em adotar um sistema de gestão baseado em plataforma web.

Assim, transferimos os arquivos de nosso servidor de arquivo local para um serviço de armazenamento na nuvem, o Amazon S3 e nosso sistema ERP de Registro de Imóveis para um “cloud server”. Essa infraestrutura nos possibilitou passar pelos momentos mais graves da pandemia de covid-19 sem maiores impactos operacionais, pois já tínhamos a infraestrutura pronta para a operação na modalidade home-office. De fato, desde meados de 2019 já estávamos operando com acesso externo nesse modelo, porém não era algo muito usado pela nossa equipe, mas que desde março 2020 tem sido extensivamente empregado.

Ao longo de todo esse período, a confiabilidade da estrutura na nuvem tem sido excelente e não houve nenhum incidente de indisponibilidade do sistema. O gargalo nesse tipo de infraestrutura seria uma falha no fornecimento de internet. Apesar de ter havido falhas no fornecimento do link de internet, o acesso ao sistema não foi comprometido, pois medidas simples como possuir uma internet de backup e a utilização da internet via rede móvel 4G são capazes de garantir a continuidade do atendimento (nossos computadores possuem placa wifi para conexão via internet roteada de celulares).

Em resumo, a migração do nosso sistema para uma infraestrutura de nuvem trouxe uma melhor estabilidade, flexibilidade e confiabilidade, o que se refletiu na redução do prazo médio para registro de operações imobiliárias.

Como desafios futuros, esperamos ampliar a utilização de machine learning para fazer uma pré-qualificação automática, já lançando no sistema as exigências que precisam ser cumpridas ou lançando o cadastro dos atos que devem ser praticados, simplificando o trabalho da nossa equipe, que vai poder se concentrar mais nos aspectos jurídicos dos contratos e menos nos aspectos operacionais de cadastrar dados no sistema.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Resultados das modificações no atendimento de pedido de certidão no 1RIMC - Incentivo ao uso da CRI-MG

Desde o dia 30/07/2020, devido ao aumento do número de casos de COVID-19 em Montes Claros, para evitar deslocamentos necessários e dar mais agilidade ao serviço de emissão de certidões, modificamos a forma de atendimento de pedido de busca e certidão no 1RIMC.
Agora, no atendimento via WhatsApp, são dadas todas as orientações e apoio para que cada usuário possa fazer o pedido de sua certidão via CRI-MG (https://www.crimg.com.br/#/#topo), cujo uso, atualmente, não implica o pagamento de taxas adicionais, exceto as decorrentes do pagamento por cartão ou boleto.
A certidão emitida eletronicamente possui a mesma validade da impressa, tem a vantagem de ser emitida mais rápido (até 2 horas de horário de expediente, se certidão de inteiro teor de matrícula de livro não manuscrito) e ainda permite que seja solicitada, paga e baixada sem sair de casa.
A CRI-MG, que é mantida pelo Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais - CORI-MG, é um importante instrumento para efetivar o acesso aos serviços de registro de imóveis nesse momento tão complexo de pandemia do Sars-Cov-2.
Agradecemos a cada um pelo empenho em superar desafios e aprender a utilizar a CRI-MG. Sabemos que é difícil dar o passo inicial, enfrentar as barreiras de utilizar o computador, aprender a utilizar a plataforma, fazer o cadastro, efetuar e pagar o primeiro pedido. Contudo, é um aprendizado válido para preservar a saúde de todos.
Sempre é uma satisfação recebê-los na sede do 1RIMC. Contudo, até ser mais seguro, faça seus pedidos de certidão via CRI-MG!

Para que possam visualizar os resultados obtidos com o esforço conjunto da equipe do 1RIMC e de cada usuário de serviço registral, os dados mostram uma redução de mais de 78% do atendimento presencial de pedidos de certidão nos primeiros 11 dias do mês de agosto, com o aumento da utilização da CRI-MG (pedidos feitos em casa, sem deslocamento e exposição).



A CRI-MG disponibiliza os seguintes serviços:

  1. Pesquisa eletrônica de bens e direitos: Esta ferramenta possibilita a pesquisa da ocorrência de determinado CPF ou CNPJ na base de dados da CRI-MG, conforme informações disponibilizadas pelos cartórios.
  2. Matrícula online: Este módulo possibilita ao usuário o acesso à visualização do inteiro teor das matrículas e/ou registros auxiliares informados pelos cartórios ao banco de dados da central. Neste caso, o arquivo disponibilizado não possui assinatura, selo nem validade jurídica.
  3. Certidão Eletrônica: Este módulo permite que o usuário solicite certidões eletrônicas ou físicas, que serão emitidas pelos cartórios de registro de imóveis de Minas Gerais. Alguns dos tipos disponíveis são: Certidão de matrícula inteiro teor, certidão de propriedade, certidão de ônus e ações, dentre outras.
  4. Protocolo Eletrônico: O e-protocolo é o módulo que permite ao usuário solicitar que seja feito registro e/ou averbação nos cartórios de imóveis de Minas Gerais através da internet. Como exemplo, pode ser solicitado o registro/averbação de escrituras, contratos, promessas de compra e venda, termos de penhora, dentre outros.
  5. RCDE: O RCDE é um repositório confiável para arquivo e consulta de documentos eletrônicos. Através dele, é possível disponibilizar de forma permanente procurações, substabelecimentos e atos constitutivos, dispensando o reenvio de tais arquivos aos cartórios.
  6. Monitor Registral: O módulo Monitor Registral consiste em um serviço de suporte eletrônico que mantém o interessado permanentemente atualizado sobre ocorrências de registros e averbações relacionados à determinada matrícula.


sexta-feira, 5 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


A ONU reconhece as boas práticas do 1RIMC


No dia 12 de junho de 2019, o 1RIMC recebeu certificado emitido pela ONU, por participar do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, e agora é reconhecido por ser uma liderança do Dia Mundial do Meio Ambiente. Recebemos essa certificação, em virtude da iniciativa de distribuir sementes de Moringa, para os usuários dos serviços da serventia.


O foco dessa distribuição foi contribuir com o fornecimento das sementes de Moringa, e dessa maneira incentivar os cidadãos a plantar árvores e despertar o interesse em cuidar do Meio Ambiente, sobretudo nos cuidados para evitar a poluição do ar.


A semente da moringa foi a escolhida, tendo em vista o grande potencial dessa árvore, que é conhecida como “árvore da vida” e que, dentre muitos benefícios, está o auxílio na limpeza da água, para que se torne potável.


E você? Quer transformar o seu ambiente em um lugar com mais qualidade de vida?
Seja você mesmo parte dessa transformação: Plante uma árvore!
As sementes estão disponíveis na recepção do 1RIMC e quem quiser, pode pegar um pacotinho com uma de nossas colaboradoras.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente


Durante a pandemia conheça as belezas do Brasil sem sair de casa

Parques nacionais fechados. Quarentena. Isolamento social. O atual momento exige de todos paciência e reclusão para evitar a maior disseminação do novo coronavírus pelo Brasil. Mas virtualmente, ainda é possível apreciar, passear e se impressionar com as belezas e histórias dos parques brasileiros. Uma das opções é conhecer os parques e reservas ecológicas do Brasil, gratuitamente online, através de vídeos disponibilizados na internet.
E, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, e manter ativo a vontade de proteger e cuidar da biodiversidade brasileira, o 1RIMC convida todos os leitores a conhecerem o Parque Nacional da Serra da Canastra, através de um documentário disponível no site da TV BRASIL.
O documentário que abriu a série Parques do Brasil, apresenta o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das principais áreas de conservação do cerrado mineiro, revelando a história da criação da unidade e sua relação com o Rio São Francisco.
                                                Assista o vídeo disponível em
                                         e embarque com a gente nessa viagem.

Mais uma dica legal é um passeio online pelo Google StreetView
Outra opção de estar em contato, ainda que virtual, e conhecer as áreas protegidas é através da ferramenta de fotos 360° do Google StreetView. A plataforma, em parceria com o ICMBio, disponibiliza várias fotos panorâmicas que permitem uma visitação online de atrativos em parques como o parque Nacional do Pantanal mato-grossense (MT), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e até mesmo o Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA). 
Os parques nacionais estão com a visitação suspensa por tempo indeterminado desde o dia 17 de março, para evitar aglomerações que podem agravar a transmissão do novo coronavírus.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Utilização da CRI-MG

Prezados usuários,
A Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais - CRI-MG, acessível pelo site https://www.crimg.com.br/#/, é um meio simples, seguro, eficaz e rápido de fazer buscas, visualizar matrículas on-line, formalizar pedidos de certidão e e-Protocolos.
As instruções sobre o uso podem ser obtidas nos tutoriais abaixo:

  1. Como fazer o cadastro na CRI-MG
  2. Como fazer Pedido de Certidão
  3. Como fazer e-Protocolo
  4. Como visualizar Matrículas on-line
  5. Como fazer Pesquisa Eletrônica
  6. Visualizador de arquivos P7S (arquivos de certidões eletrônicas)
Conforme já esclarecido, durante o período de pandemia, faça os pedidos de certidão e e-Protocolos via CRI-MG. 
As certidões de inteiro teor de Matrículas são emitidas em até 2 horas. 
Os e-Protocolos, umas vez recebidos, estão sendo analisados em até 3 (três) dias úteis. Pode enviar a digitalização simples em arquivo PDF do título e dos documentos. Para tanto, dá para usar aplicativos como o CamScanner no celular. Após a qualificação registral, vamos te ajudar a resolver a situação, seja pela assinatura eletrônica dos documentos ou pelo agendamento da entrega presencial do Título no cartório.

Em caso de dúvidas sobre o uso da CRI-MG, entrar em contato pelo telefone: 31 4007-2338 ou pelo chat no site https://www.crimg.com.br/#/. O horário de Atendimento é de segundas a sextas-feiras, de 09:00 às 18:00.
Se precisar, também conte com o 1RIMC! Seu contato pode ser feito pelo nosso site https://1rimc.com.br/, pelo telefone ou whatsapp 38 98813-3987 ou whatsapp 38 98807-3987 ou pelo e-mail atendimento@1rimc.com.br.

NOVIDADES! Semana Comemorativa de Outorga de Delegação do 1RIMC - 2024: Reforma do atendimento e nova identidade visual do 1RIMC

Prezados,  Como parte dos eventos da Semana Comemorativa de 11 (onze) anos de Outorga de Delegação do 1RIMC - 2024, realizada de 22 a 26/01/...